quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Musculação é antídoto contra osteoporose


Exercícios físicos realizados com pesos são indicados no tratamento e prevenção da osteoporose na terceira idade

Professores de Educação Física, médicos e fisioterapeutas são unânimes em assegurar que a musculação tem se mostrado a arma mais eficaz contra a osteoporose. A doença, que atinge mulheres na menopausa e homens na terceira idade enfraquece o esqueleto, deixando os ossos mais frágeis e suscetíveis a fraturas. Com o exercício, o corpo absorve mais cálcio, fortalecendo o organismo como um todo e, principalmente, os ossos.
O professor de musculação do Clube Curitibano, Handerson Francisco Ferrazzi Nelesso, explica que quem faz exercícios físicos com pesos regularmente absorve muito mais cálcio do que uma pessoa que não pratica o esporte. “Exercícios com pesos mostraram-se muito eficientes mesmo no tratamento daquelas pessoas que já tinham osteoporose, melhorando a qualidade de vida e ajudando a diminuir a probabilidade de quedas e possíveis fraturas”, conta.
De acordo com o professor e personal trainer, mesmo com o diagnóstico da doença confirmado, a musculação age na diminuição da perda de massa óssea. Ferrazzi Nelesso, que orienta vários alunos na terceira idade, lembra que a musculação passa a ser um trabalho terapêutico, prevenindo e cessando os danos da osteoporose.
Além da melhora no quadro de osteoporose, a musculação também é uma atividade prazerosa e que pode trazer inúmeros outros benefícios aos praticantes. Como qualquer outro exercício físico, aumenta a produção de hormônios que geram uma sensação de bem estar e felicidade. O personal trainer comenta uma perceptível mudança no humor de seus alunos. “É visível o aumento da qualidade de vida dos alunos que praticam exercícios físicos ” , diz.
Mais do que evitar a perda de massa óssea, o ganho de massa muscular, e de força, o exercício físico com pesos melhora a postura, a coordenação motora e a flexibilidade e só traz efeitos positivos aos praticantes de musculação. O professor salienta, porém, a importância de uma avaliação médica prévia e do acompanhamento por um profissional da área de educação física antes de se começar a praticar musculação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário