segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O Verão pede água

Manter o corpo hidratado é a melhor maneira de cuidar da saúde

A estação mais quente do ano chegou. As temperaturas já começaram a subir. Para se adaptar a esta onda de calor, o corpo humano começa a produzir suor, com o objetivo de manter a temperatura normal do organismo. No suor, além de água, o corpo perde sais minerais, que são essências para o bom funcionamento do organismo.
Para aproveitar com qualidade e energia o verão, os especialistas alertam sobre a importância de beber muita água, ingerir sucos, chás e refrescos para manter o corpo sempre hidratado. Médicos, nutricionistas e professores de educação física são unânimes em assegurar que uma pessoa adulta deve tomar de um litro e meio a dois litros de água, por dia.
No verão, devido ao aumento do calor, a temperatura do corpo também sobe e as pessoas acabam perdendo mais líquidos que o normal. A reposição desses líquidos é fundamental, para manter o bom funcionamento do organismo e evitar problemas mais sérios e graves como a desidratação.
De acordo com o nutricionista Wilson Gregório Wladeck “a água deve ser ingerida durante todo o dia, em pequenas quantidades”. “Não é necessário ingerir dois litros de água uma só vez. O líquido é essencial para a respiração, para o coração, para os rins e todos os demais órgãos do corpo humano”, diz.
Segundo a médica pediatra Dr. Beatriz E. B. V. Bermudez “a boca seca, os olhos encovados, a perda da energia, palidez, diarréia e vomito, são sinais de que estas desidratando e é preciso repor rápido os líquidos para não prejudicar ainda mais o organismo e a saúde”, orienta.
Líquido nos alimentos

O especialista salienta ainda que a hidratação não vem apenas na ingestão de bebidas. Segundo ele, alimentos como frutas e vegetais são importantíssimos para hidratar o corpo humano. “Com as frutas e verduras, hidratamos e nutrimos de sais minerais o organismo”, completa.
O verão também é época propícia para o consumo de saladas. Esse alimento é mais leves, ideais para os dias de calor, e também hidratam.
Box – o Segredo dos líquidos

• Além de hidratar e limpar o organismo, a água é o único líquido que não possui calorias;
• A água deve ser tomada, mesmo quando não sentimos sede. A sede aparece quando o corpo já está desidratado.
• Os sucos hidratam e possuem vitaminas, mas contém o açúcar das frutas. Ou seja, o consumo exagerado pode causar um aumento de peso;
• A água de coco é um isotônico natural, disponível na natureza e à venda na praia e na cidade. A bebida hidrata e repõem sais minerais. No entanto, para quem sofre de hipertensão arterial, o consumo da água de coco deve ser observado, pois, devido ao excesso de sais minerais, pode aumentar a pressão arterial;
• Os refrigerantes ou sucos artificiais devem ser evitados, pois é composto de produtos químicos, que podem fazer mal à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário