segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Quais são os benefícios e os malefícios do Sol?

O verão chega e, com a estação, vem a vontade de aproveitar o sol. Seja na praia ou na piscina, no parque, praça ou no clube, as pessoas costumam se expor e muitas acabam se esquecendo da proteção. No Brasil, o hábito de se bronzear é comum. No entanto, é preciso saber que o sol queima e os efeitos podem ser positivos e negativos para a saúde.
Os raios solares ajudam a aumentar a produção da vitamina D e, assim, agem no combate e no tratamento da osteoporose. Afinal, a vitamina em questão melhora a absorção de cálcio pelo organismo, fortalecendo ossos e dentes. A vitamina D ainda é capaz de combater vários tipos de câncer e doenças do coração.
Porém, sem sobra de dúvida o maior benefício que o sol traz para a saúde dos seres humanos, é que ele age como um remédio antidepressivo. A maioria das pessoas acaba sentindo alegria ao acordar e ver pela janela o sol brilhando em um dia maravilhoso de céu azul. Num dia assim até os pássaros cantam com mais alegria.

Segurança

Antes de pensar em sair ao sol, é importante lembrar da proteção. Meia hora antes da exposição, o protetor solar deve ser passado. O sol das 10h até 16h é mais forte e deve ser evitado, pois pode trazer riscos à saúde. Tomar sol sem estar protegido pode trazer efeitos negativos como o envelhecimento precoce, o aparecimento de manchas na pele e até câncer. Normalmente os efeitos malefícios na pele não aparecem de imediato, a não ser as queimaduras. No entanto, mesmo levando anos para aparecer, as conseqüências podem ser as piores.
Por esse motivo é importante cuidar da pele desde cedo. De acordo com o presidente da regional Paraná da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dr. Carlos Bastos “a exposição exagerada ao sol é a principal causa do aparecimento do câncer de pele”, segundo o dermatologista, “a melhor maneira de proteger a pele é usar filtro solar, camisas de manga longa, calça comprida, óculos escuros e chapéus da abas largas”.
Para proteger os olhos, a dica do médico oftalmologista Dr. Ivan Maluf “é usar óculos escuros com proteção ultravioleta contra raios A e B”. Segundo o médico, ”os raios ultravioletas do sol desgastam o cristalino do olho e podem causar a catarata”.
Já para proteger os cabelos e o couro cabeludo a médica dermatologista Dra. Ana Maria Tchornobay, garante que “as pessoas devem evitar enxaguar os cabelos com água muito quente”, ainda segundo ela “é preciso intensificar o uso de cremes e condicionadores no verão, para evitar a quebra e o desgaste dos cabelos expostos ao sol durante muito tempo” relata.

BOX
Falando em prevenção aos problemas relacionados à exposição inadequada ao sol – um deles é o câncer - o Tour de Prevenção ao Câncer da Pele é uma das ações que fazem parte da campanha nacional, que acontece sempre no final de novembro. O caminhão do Tour de Prevenção já passou pelos estados de São Paulo, Minas, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Pelo Paraná, o Tour de Prevenção ao Câncer da pele passou em novembro e seguiu para Goiás, Distrito Federal e Rio de Janeiro. O principal objetivo da ação é levar educação em saúde para a população em geral. O câncer de pele é o câncer mais freqüente no Brasil, corresponde a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário