sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Caddie um profissional de valor


No Brasil 90% dos profissionais foram caddie antes de começar no golfe

A função de caddie vai muito além de carregar a bolsa de tacos do golfista. É ele quem auxilia o jogador durante a partida. Isso porque o golfista só pode receber conselhos do seu caddie e, em decorrência disso, seu conhecimento do campo a partir da observação constante dos jogos faz com que ele conheça as manhas do campo e do jogo como poucos. Naturalmente, muitos deles se tornaram golfistas profissionais ou professores de golfe.
O caddie tem ainda outras obrigações importantes no golfe: organizar o equipamento usado durante a partida, recolocar pedaços de grama que soltaram do campo, rastelar as bancas de areia após o impacto causado pelas pancadas, orientar o jogador quanto à localização da bola, fornecer informações relevantes sobre o campo. Desde 1980 as mulheres passaram a ser aceitas como caddie.
Atualmente, participam do PGA Tour, o circuito mundial profissional de golfe, vários atletas que iniciaram a carreira carregando bolsas. No Brasil, 90% dos golfistas profissionais foram caddie. Em alguns clubes é tradição disponibilizar o campo em algum dia da semana para que os caddies possam treinar. Em 1986, o curitibano Júlio Azevedo, começou a trabalhar como caddie no campo de Golfe do Clube Curitibano, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. Na época, com 13 anos, o sonho de Azevedo era ser jogador de futebol. “Acabei descobrindo depois que o meu talento era com as mãos e não com os pés”, conta o profissional.
Azevedo revela como é difícil para os golfistas profissionais viverem exclusivamente dos campeonatos. “Eu me profissionalizei em 1996. Faz 15 anos que trabalho no Santa Mônica Clube de Campo, dou aulas e coordeno os campeonatos que acontecem aqui. Parei apenas por seis meses para fazer uma especialização nos EUA”, diz. No curso no exterior, teve aulas de gerenciamento, construção e manutenção de campos de golfe. O profissional também atuou na Federação Paranaense e Catarinense de Golfe no departamento técnico, por um ano e meio.

Taça dos Caddie

Como forma de incentivo ao esporte e apoio à profissionalização dos caddies existem torneios voltados exclusivamente aos caddies. É o caso da Taça Caddie, que acontece há mais de uma década no Clube Curitibano. O último campeonato foi realizado no dia 29 de março de 2011, em Quatro Barras. O evento foi disputado na modalidade Trinca Best Boll. Os campeões com o melhor gross foram os golfistas Cecília Calliari, Jonhy Godoy e Moacir. Os três primeiros lugares da categoria Net também foram premiados: Em primeiro lugar ficaram os golfistas Rosana Moura, Daniel Kalss e Luiz Coradassi. Em segundo lugar ficaram os golfistas Diva Mercer, Anderson e Vilmar Silva. E em terceiro lugar ficaram os golfistas Denise Bitencourt, Leonardo Bueno e Gerson Lemes. Ainda teve premiação para o melhor longest drive cujo vencedor foi o golfista Adenilson Pereira. O prêmio de melhor putter ficou com o golfista João Marola.
No início de março, em Búzios, no Rio de Janeiro, aconteceu a 14ª. Edição do Campeonato Brasileiro de Caddies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário