sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Como se vestir para jogar golfe


Dicas para os iniciantes que pretendem jogar e não fazer feio no campo

O Golfe é um esporte praticado com tacos e bolas. Como o jogo é realizado a céu aberto, é preciso boné ou chapéu para se proteger do sol. A roupa, os sapatos e as luvas, além de acessórios de chuva, têm de estar de acordo com as exigências internacionais antes de o jogador entrar no campo.
Começando pela roupa, o que importa dizer, é que esta deve ser confortável. Normalmente usam-se bermudas ou calças largas e camisas de gola, normalmente camisas pólo. Calças jeans ou calções curtos não são permitidos. Na grande maioria dos campos, existem avisos quanto ao tipo de vestimentas que podem ou não ser usadas. Dependendo do clima, as bermudas até os joelhos são permitidas.
Os sapatos para praticar o esporte devem ser antiderrapantes. Tradicionalmente, os sapatos de golfe de couro ou de outro material, possuem pequenos spikes, semelhantes às travas das chuteiras de futebol. Há alguns anos foi proibido o uso de spikes de metal. Jogar com sapatos comuns ou de tênis em especial com tempo úmido faz com que os pés deslizem no chão com mais facilidade, fazendo com que o corpo do jogador saia da posição correta ao efetuar a rotação – o chamado swing -, falhando, consequentemente, na hora da tacada. Existem sapatos especiais de golfe para chuva e também para tempo seco.
A roupa de chuva, bem como o guarda-chuva, é fundamental e deverá estar sempre dentro bolsa de golfe. O esporte muitas vezes é praticado debaixo de chuva, pois esta não é um elemento que impeça a prática do jogo – salvo se o percurso estiver alagado – por isso, a roupa de chuva é um companheiro indispensável do jogador.
A luva é também um equipamento importante para a maioria dos golfistas. Ela aumenta a aderência da mão ao punho aumentando a eficiência das tacadas. Existem luvas de pele e de outros materiais, algumas mais adequadas para o tempo seco, outras próprias para suportar a chuva. Existem também as luvas para destros e para canhotos. A maior parte dos golfistas profissionais, tiram a luva para efetuar os putts, para melhor “sentirem” o putt nas mãos.
O máximo de tacos que um golfista em competição pode transportar na bolsa é de 14, conforme as Regras de Golfe definidas pelos dois organismos que tutelam o esporte, o Royal and Ancient Club of St. Andrews (U.K.) e a United States Golf Association (U.S.G.A.).

Aulas de Golfe
Geralmente, as aulas são individuais e ministradas por um profissional que tenha muita experiência prática. O famoso swing, mecânica utilizada pelo corpo para realizar a tacada, somente pode ser aprimorado com a orientação de um profissional.
Existem dois tipos de aulas de golfe: aulas de swing, que podem ser praticas até mesmo indoor e as aulas de campo, onde o aluno desenvolve a estratégia do jogo e pode aprimorar o seu swing em situações de maior dificuldade, com terrenos em declive, bancas de areia e gramas de espessuras variadas.
Como o esporte nivela os jogadores amadores por níveis de handicap, iniciantes têm a chance de disputar em pé de igualdade com praticantes mais habilidosos, com isso podem evoluir rapidamente ao acompanhar jogadores com técnicas mais avançadas. O adversário de cada jogador é o campo, portanto, ele disputa com ele mesmo aprimorando seu jogo e melhorando seu desempenho partida a partida, ou buraco a buraco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário