sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Dicas para você começar no golfe


Tudo que você precisa saber antes de começar a disputar uma partida

O golfe, esporte nacional escocês hoje disseminado em todo o planeta, é uma das poucas modalidades esportivas em que homens, mulheres e crianças de qualquer idade ou condição física podem competir. O adversário de cada um dos jogadores é um só: o campo. Atualmente muito popular na Coréia, Japão, EUA, Austrália, África do Sul, e, é claro, no Brasil, o jogo tido como elitista e restrito aos poucos associados de clubes esportivos, está ganhando cada dia mais terreno.
Praticado com uma bola pequena e tacos, seu objetivo é levar a bola do ponto de partida (tee), através de um trecho de campo (fairway), até o pequeno buraco (hole) com o menor número de sucessivas tacadas, de acordo com as regras estabelecidas pelo Royal and Ancient Saint Andrews Golf Club, de Saint Andrews, Escócia, que é o clube-mater do golfe mundial.
O campo de golfe padrão possui 18 buracos, distribuídos em trechos de tamanhos e dificuldades diferentes. Cada buraco parte do tee, seguido de uma larga faixa de relva aparada, o fairway, de um trecho de mato alto ou árvores, ponto desvantajoso para o jogador se nele cai a bola, e o green, perímetro circular ou ovalado com diâmetro de 18m mais ou menos, coberto de grama especial, fina e cuidadosamente aparada. Aí se encontra o buraco-meta, visível à distancia por uma bandeirola que nele se coloca.
Antes de alcançar o buraco-meta, o jogador deverá ultrapassar obstáculos naturais (árvores, lagos e regatos) e artificiais as denominadas bancas, que são espaços cobertos de areia e postos no fairway ou ao redor do green. Os tacos não podem ser diferentes das tradicionais formas de fabricação. Dividem-se em madeira (woods), ferros (irons) e o putter. Os woods, tacos com pesadas cabeças de madeira, subdividem-se em driver, usado no ponto de partida, brassie, spoon e o madeira-4, todos para lançar a bola do fairway ao green. Os tacos de ferros são nove, numerados de acordo com a abertura do ângulo formado pela face da cabeça do taco e o terreno, existindo ferros especiais para determinadas tacadas, como o chipping, o piching e o sand-iron.
O taco putter serve para, já no green, fazer a bola cair no buraco. A contagem de pontos no golfe pode ser por medal-play ou stroke-play, em que vence o jogador que tiver o menor número de tacadas, e match-play, dividido em rodadas, disputando-se cada buraco separadamente e valendo um ponto cada buraco; vence o golfista que tiver maior número de buracos. Os campos de golfe medem aproximadamente 5.800m de comprimento, divididos em trechos de 90 a 550m correspondentes a cada um dos buracos. Um campo clássico possui 18 buracos e seu par - número de tacadas que um excelente jogador geralmente necessitaria para completar o percurso é 72.
É proibido ao jogador tocar na bola de outra forma que não seja com o taco; o golfista só deve receber conselhos do seu caddie (ajudante que leva os seus tacos). Os jogadores devem deixar entre si o intervalo de um buraco e não passar adiante. Portanto, cada grupo de jogadores inicia e encerra a partida juntos, disputando buraco a buraco e os jogadores mais experientes tem handicap mais baixo que os iniciantes, com isso, os jogadores se equivalem e os menos habilidosos ganham o seu handicap para disputar de igual para igual com os mais preparados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário