sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O Golfe é um esporte tradicional


Existem duas versões interessantes para a origem do conhecido esporte

A primeira citação ao golfe em leis é do Parlamento escocês (de cerca de 1457 a 1491), proibindo o esporte. Para os parlamentares da época, a prática desviava as atenções da arte de manejar o arco e flecha, essenciais para a defesa nacional nas guerras com a Inglaterra, que precederam a união das duas coroas, em 1603.
No começo, o esporte era conhecido golff ou gowff, e teria sido praticado, pela primeira vez, em uma pequena cidade da Escócia, ao norte da Grã-Bretanha, precisamente no século XV (1457). Outros autores, porém, afirmam que o esporte seria originário da Holanda, com o nome de kolf. O certo é que o desporto é de muito praticado em ambos os países. Tornou-se, entretanto, o esporte nacional escocês, sendo a cidade de Saint Andrews considerada como o seu verdadeiro berço.
Durante o século XV na Holanda, onde eram usados tacos e boques, e na Escócia, onde já se adotavam os buracos, somente no século XVII é que começaram a surgir em diversos países centenas de adeptos. Em 1608, no Reino Unido, fundou-se o Club Blaksheath, do condado de Kent, considerado o mais antigo clube de golfe do mundo. Foi em 1834 que o rei Guilherme IV concedeu a Saint Andrews o privilegio de intitular-se The Royal and Ancient Golf Club of Saint Andrews.
Antes de 1848, a bola era de couro resistente, recheada de penas. Naquele ano, começaram a ser feitas de gutapercha, amoldadas enquanto quentes e pintadas de branco. O desenvolvimento do esporte foi notável nos países saxônicos, a partir de 1880. O golfe moderno dataria dos fins do século XIX, e provém dos Estados Unidos. Em 1856 criou-se em Pau a primeira sociedade de golfe na França, sendo a segunda fundada em 1890, o esporte foi introduzido nos EUA, havendo, contudo referências discutíveis quanto à sua pratica em 1659.
Haskell, em 1899, nos EUA, lançou a bola que a partir de 1902 seria universalmente adotada: em centro firmemente apertado com fio de borracha fina e coberto com material vulcanizado. A bola inventada por Haskell permitiu ao jogador dar tacadas de maior distância, provocando o alongamento dos campos e a redução dos escores.
A forma tradicional e a feituras dos tacos de golfe permanecem inalteradas, mas houve aprimoramento nos projetos e nas confecções. Os cabos eram feitos de nogueira, agora rara, uma vez que o golfe se espalhou por todo o mundo. Assim, em 1929, foram reconhecidos os tacos com cabo de aço.
No século XX, o golfe difundiu-se intensamente em todo o mundo, estando hoje os golfistas divididos em duas categorias; profissionais e amadores.

No Brasil

Introduzido pelos ingleses, o golfe começou a ser praticado em São Paulo, por volta de 1915, no chamado Morro dos Ingleses, transferindo-se mais tarde para a região de Santo Amaro, onde se fundou o atual São Paulo Golf Club. Em 1958, fundou-se a Associação Brasileira de Golfe, disputando-se todo ano, uma vez no Rio de Janeiro, outra em São Paulo o Campeonato Amador Brasileiro e o Campeonato Aberto, além do Campeonato Sul-Brasileiro, que acontece em Porto Alegre. De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Rachid Orra, no Brasil atualmente, cerca de 25.000 pessoas praticam o esporte. Para jogar golfe não é preciso ser profissional. O esporte oferece aos praticantes diversos benefícios como combate ao estresse e contato com a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário